sexta-feira, julho 28, 2006

Glossário geológico

Glossário

Água subterrânea: água contida entre os grãos das rochas sedimentares ou em fraturas nas rochas ígneas ou metamórficas; a superfície de saturação chama-se lençol freático.

Arenito: rocha sedimentar composta principalmente de partículas do tamanho areia, usualmente cimentadas por calcita, sílica, ou óxido de fero (veja Granulometria).

Argila: material sedimentar composto de fragmentos com um diâmetro menor que 1/256 mm (veja Granulometria)..

Argilito: rocha sedimentar formada pela consolidação de partículas do tamanho argila.

Discordância: uma descontinuidade na sucessão das rochas, contendo uma lacuna no registro geológico.

Discordância angular: uma discordância na qual as camadas mais antigas estão mais inclinadas que as mais novas.

Erosão: processo pelo qual as rochas são desagregadas e transportadas de um lugar para o outro na superfície da Terra. Os agentes da erosão incluem a água, o gelo, o vento e a força da gravidade.

Estratificação: uma superfície que separa as camadas das rochas sedimentares.

Estratificação cruzada: estratificação inclinada em relação à superfície horizontal original sobre a qual os sedimentos se depositaram. Ela é produzida pela deposição na superfície inclinada de uma duna ou de uma onda de areia.

Granulometria: tamanho dos grãos de um sedimento. Em geral é usada a escala de Wentworth que classifica os fragmentos como: Cascalho: diâmetro entre 4.096 e 2mm; areia: diâmetro entre 2 e 0,063 mm; silte: diâmetro entre 0.063mm e 4 m m (micrometros = 0,000001 metro); argila: diâmetro menor do que 4 m m.

Rocha ígnea: rocha formada pelo resfriamento e solidificação de minerais de sílica derretidos (magma). As rochas ígnea incluem as rochas vulcânicas (resfriadas na superfície) e as plutônicas (resfriadas abaixo da superfície).

Rocha metamórfica: qualquer rocha formada a partir de rochas preexistentes dentro da Terra por mudanças em temperatura e pressão e pela ação química de fluídos.

Rocha sedimentar: rocha formada pela acumulação e consolidação de sedimentos.

Sedimento: material tal como cascalho, areia, lama ou carboato que é transportado e depositado por vento, água, gelo ou gravidade; material que é precipitado de soluções; depósitos de origem orgânica, tais como corais e rochas coralinas.

Siltito: uma rocha sedimentar de granulação fina, composta principalmente de partículas do tamanho silte

Nenhum comentário: