terça-feira, julho 08, 2008

Futuro do Galileo em questão

 

Constelação Galileo © ESA-J. Huart

É indispensável garantir o financiamento do sistema europeu de navegação por satélite Galileo para assegurar a sua sobrevivência.

«O Galileo custa milhares de milhões aos contribuintes» - esta é uma das parangonas dos jornais dos últimos dias. Mas apesar de ser alvo de um debate aceso, a questão não é saber se importa ou não financiar o projecto, mas como financiá-lo.

Se a trajectória do Galileo for interrompida, os dez anos de trabalho esforçado investido neste sistema, símbolo do potencial político, económico e tecnológico da União Europeia, terão sido em vão. Desperdiçados seriam também os mais de 2 500 milhões de euros que o sector público injectou até à data no projecto, já para não falar dos cerca de 150 000 postos de trabalho.

Por outro lado, a Europa passaria a depender ainda mais de outros sistemas de navegação por satélite, tais como o GPS americano ou sistemas similares desenvolvidos pela Rússia ou pela China, e seria assim a única potência mundial a não dispor deste instrumento estratégico.

A Comissão da União Europeia identificou três possíveis cenários para o futuro do sistema Galileo:

  • Financiamento público do sistema operacional de 30 satélites no montante de 9 a 10 mil milhões de euros. Esta seria provavelmente a opção mais económica a longo prazo (2007‑2030). O Galileo estaria assim operacional em 2012.
  • Manutenção do programa actual, com um financiamento privado no montante de cerca de 11 a 12 mil milhões de euros. Com esta solução, o sistema Galileo só estaria operacional em 2014.
  • Financiamento público de um sistema limitado de 18 satélites no montante de cerca de 10 a 11 mil milhões de euros. Com esta solução, o sistema Galileo estaria operacional em 2013.

Os sistemas de navegação por satélite permitem aos utilizadores conhecer a sua localização exacta a qualquer momento. Facilitam os transportes, contribuem para a protecção do ambiente e aceleram as operações de salvamento de pessoas em perigo. O futuro do sistema europeu Galileo será decidido em Junho pelos ministros dos transportes da União Europeia.

Fonte: http://ec.europa.eu/news/science/070522_1_pt.htm

Nenhum comentário: